Muitas vezes nos mantemos ocupados e focados com a
organização e decoração do restante da casa e esquecemo-nos do escritório. Ainda em casos piores o espaço acaba servindo de depósito ou armazém para
objetos que não tem tanta serventia ou são poucos usados no dia a dia.
Segundo alguns decoradores consultados, é comum chegar numa
casa e o escritório ser aquele quartinho de despejo e estar com as portas
fechadas. A nossa dica é, abra esta porta e vamos por a mão na massa. Este é um
ambiente que só funciona organizado.
- O projeto de marcenaria dependerá da necessidade de quem vai utilizar o espaço. É importante decidir se serão necessárias duas mesas e duas cadeiras (uma para cada!) ou se uma estação de trabalho é suficiente e daí é possível reunir funções ao espaço como quarto de hóspedes, biblioteca ou espaço para leitura.
- O escritório terá uma função importante de conservar os papéis e documentos da casa: para isto é importante gavetas, pastas e prateleiras. Etiquetas, separadores e identificadores nos ajudam na árdua tarefa de separar e organizar os papéis por assunto. Separe assuntos profissionais de assuntos pessoais, por exemplo, não deixe suas contas de cartão de crédito junto com as provas do mestrado.
- Crie sistemas de arquivos para cada assunto importante como contas pagas, documentos dos carros (DUT, seguros, chave reserva, etc), documentos pessoais (passaporte, RG, título de eleitor, etc. Lembre-se de atualizar e descartar os documentos vencidos.
- Ter uma caixa de “entradas” em cima de uma das mesas pode facilitar a tarefa de identificar novos documentos e separar nas pastas corretamente.
- Organizar internamente as gavetas também ajuda a deixar cada coisa em seu lugar.
- Numa estante ou prateleiras próprias acomode todos os seus livros e classifique-os de alguma forma que seja fácil localizar (por assunto e por ordem alfabética são os métodos mais utilizados).
- Com a quantidade de fios e cabos que temos em computadores e redes, o ideal é usar uma caixa-cabo ou o passa cabo para esconder e deixar o ambiente visualmente menos poluído.
- Ter um quadro de imã pode facilitar na resolução de problemas mais imediatos como convites para eventos, contas para pagar ou reuniões de trabalho.
- Deixe numa bancada de fácil acesso itens de uso diário como: telefone, impressora, telefone, post it, grampeadores, canetas e outros itens eleitos. O restante guarde em armários ou gavetas.
- Uma ou duas vezes por ano faça uma faxina geral no escritório, elimine papéis que não utiliza mais e se possível faça uma doação de livros e itens que possam ser úteis para outros.
- Para quem não dispõe de muito espaço uma boa dica é digitalizar os documentos para guardá-los em arquivos do computador. Mas esta prática requer muita organização e backups atualizados.
- Procure deixar o escritório sempre organizado
da forma como encontrou e mantê-lo sempre ordenado.
Comentários
Postar um comentário